Um dos objetivos dos sindicatos de Transporte que atuam no estado de Alagoas é poder atuar por uma mobilidade urbana mais consciente e justa. E no município de Arapiraca, agreste alagoano, não seria diferente.
O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Arapiraca (Sindetranscar) tem mobilizado o setor, além da população local, sobre atenção que se deve ter por um transporte coletivo mais fluido e dinâmico.
Arapiraca conta com um sistema de transporte público atuante no quesito cuidado. Em Agosto, a cidade recebeu o Pit Stop Transporte Cuidado graças a uma parceria entre a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estado de Alagoas e Sergipe (Fetralse) e o Sindicato, que além de distribuírem máscaras para colaboradores e usuários do serviço, também doou um pulverizador para as empresas prestadores de serviço de transporte público para auxiliar na limpeza dos veículos locais.
Nesta semana, a cidade sedia a ação “SMTT para você” que começou nesta terça-feira, 8, e segue até o dia 30 de setembro. Promovida pela SMTT Arapiraca, a ação oferece atividades educativas e de fiscalização, buscando o fortalecimento e a conscientização para um trânsito seguro.
O Sindetranscar não só está fazendo parte da ação, como também doou, junto com a Fetralse, um pulverizador para fortalecer ainda mais a limpeza no setor de transporte.
Sislane Oliveira, presidente do Sindetranscar relata a alegria de poder participar do evento da SMTT que traz ações educativas e de conscientização.
“Hoje trazemos o pulverizador, que pode higienizar espaços com mais intensidade e é um equipamento que está sendo muito usado no combate à pandemia por todo país. Já temos um para higienização dos ônibus coletivos e agora temos esse para uso da SMTT e Prefeitura. Esse ato reafirma nosso compromisso em continuar somando com o órgão gestor em favor da mobilidade urbana e do atendimento à população”, afirma.
O setor do transporte coletivo enfrenta em Arapiraca uma realidade comum em diversas partes do país: o risco ao colapso econômico, com drástica queda de receita e do número de passageiros, desequilíbrio entre gratuidades e outros custos e dificuldades de investimentos em melhorias.
“Nós, enquanto sindicato, acreditamos que podemos buscar alternativas de garantir a sustentabilidade de um serviço tão importante como o transporte público coletivo, que é o principal meio de deslocamento diário da maioria da população tanto aqui como em todo país, gera empregos e contribui para com a economia.”, explica.
Sislane Oliveira reafirma que o Sindicato segue à disposição da SMTT e da sociedade para continuar discutindo e trabalhando em favor de uma melhor mobilidade urbana para Arapiraca
Já a ação “SMTT pra você” levará até o final do mês palestras educativas sobre a Lei Seca, mobilidade urbana, acessibilidade, infraestrutura no trânsito, apresentação teatral e capacitações para motoristas e profissionais de diversos segmentos.