Saiba como o programa protege o meio ambiente e impulsiona a adoção de práticas sustentáveis.
Por meio da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse), o Programa Ambiental Despoluir já realizou, desde março de 2020 até fevereiro deste ano, mais de 47 mil avaliações veiculares ambientais nos transportes de passageiros de Aracaju.
Com o objetivo de diminuir a emissão de poluentes, somente no ano passado, o Despoluir realizou 16,7 mil avaliações, obtendo uma aprovação veicular acima de 90%. Apenas no transporte público coletivo de Aracaju e Região Metropolitana, durante o mesmo período, foram realizadas em média 5,4 mil aferições.
“Essa iniciativa é de suma relevância e agrega ainda mais sustentabilidade ao nosso transparente público coletivo, que já é em si um veículo que possui esse benefício. Pelo fato de transportar mais pessoas que um carro particular e ocupar menos espaços nas vias, ele promove mais fluidez ao trânsito, poluindo menos”, pontua a coordenadora do Despoluir, Giselle Souza.
Ela ainda destaca a importância do compromisso das empresas com a causa socioambiental e salienta que a ação não resulta em nenhum tipo de custo. “O Despoluir trabalha de forma gratuita para as empresas, seja ela de turismo, de fretamento ou de transporte público coletivo. É bastante significativo que as empresas priorizem a sustentabilidade”.
AQD e SOAT
A Análise de Qualidade do Diesel (AQD) e o Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador (SOAT) são componentes essenciais do Programa Ambiental Despoluir, eles desempenham papéis cruciais na redução da poluição atmosférica e na valorização da sustentabilidade ambiental.
O serviço de AQD proporciona a qualidade do diesel utilizado pelos veículos, priorizando o baixo teor de enxofre e outros contaminantes prejudiciais. Isso não apenas prolonga a vida útil dos motores, como também reduz significativamente as emissões de poluentes, como óxidos de nitrogênio, particulados e compostos orgânicos voláteis. Essas emissões contribuem para a poluição do ar, além de problemas relacionados à saúde pública e mudanças climáticas.
“A AQD, é uma peça-chave no quebra-cabeça da sustentabilidade no transporte. Imagine o diesel como o sangue que alimenta os motores dos nossos veículos: se estiver contaminado, os danos são inevitáveis. O serviço garante que esse ‘sangue’ esteja limpo, com baixo teor de enxofre e outros elementos prejudiciais. Essa iniciativa protege nossos motores, como também reduz as emissões de poluentes, preservando a saúde do meio ambiente e a nossa também”, explica o técnico do Despoluir, Vinícius Di Moura.
Por sua vez, o SOAT desempenha um papel essencial ao fornecer orientações e suporte técnico aos profissionais do setor de transporte, como motoristas, gestores de frota e proprietários de empresas de transporte. O serviço busca conscientizar e educar esses profissionais sobre práticas ambientalmente responsáveis e medidas que reduzam o impacto ambiental das suas operações.
Selo Despoluir
Uma das linhas de ação do Despoluir consiste na Avaliação Veicular Ambiental, que ocorre por meio de unidades móveis destinadas aos transportadores para aferir ônibus e caminhões movidos a diesel.
A equipe técnica da Fetralse dispõe de equipamentos como: opacímetro, tacômetro, computador portátil e software personalizado para realização das avaliações, que são embasadas na resolução Conama n° 418/2009 e na Instrução Normativa Ibama n° 6/2010.
Por meio desta etapa surgem os selos verdes de aprovação, que consistem em adesivos colocados no vidro frontal dos veículos que atendem dentro dos padrões de emissão de poluentes. O responsável pelo ônibus ou pela empresa do transporte que não é aprovado pela avaliação recebe orientações técnicas para realizar uma manutenção no veículo.
“A avaliação veicular é fundamental, pois seus benefícios não apenas promovem a sustentabilidade, mas também protegem os trabalhadores do setor, frequentemente expostos a poluentes devido às suas atividades. O selo Despoluir é uma garantia do uso de tecnologias limpas, preservando o meio ambiente para as presentes e futuras gerações”, reforça o técnico Lucas Santos.