Fetralse apresenta o Despoluir no 12º Fórum Sergipano de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana

Fetralse apresenta o Despoluir no 12º Fórum Sergipano de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana

Para falar sobre as necessidades que demandam a mobilidade urbana ao redor de estado de Sergipe, o Fórum Sergipano de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana reuniu gestores de alguns munícipios na sede do SestSenat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em Itabaiana na manhã da última quarta-feira, 7.
Na oportunidade a  Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Alagoas e Sergipe (Fetralse) apresentou o Programa Ambiental Despoluir.

O Fórum é um colegiado que reúne os secretários e dirigentes públicos municipais, metropolitanos, estaduais e autoridades máximas responsáveis pela gestão das políticas públicas de mobilidade urbana em Sergipe, com o objetivo de compartilhar experiências de boas práticas de gestão, formular propostas e articular ações conjuntas.

O anfitrião do evento, SestSenat, convidou a Fetralse para apresentar o Despoluir, visando levar mais consciência ambiental para os municípios dentro do quadro de mobilidade urbana.
O diretor da sede itabaianense, Glauber Alexandre , aproveitou o espaço para falar sobre a atuação do SestSenat no setor de transporte.
SESTSENAT
“O SestSenat tem trabalhado bastante no sentido de dar apoio, orientação e atendimento aos trabalhadores dos serviços de transporte em Sergipe. Aqui em Itabaiana, nós atuamos na região e poder sediar um evento como o Fórum, nos dá a oportunidade de estreitar laços”, fala.
Glauber Alexandre explica como o SestSenat é importante para a sociedade e para os trabalhadores do transporte. Ele reforçou que, atualmente, falar sobre trânsito, é falar sobre todas as suas extensões, inclusive as ambientais.
“Muito importante a gente poder levar o programa Despoluir para os gestores do interior. Afinal, os municípios também fazem transporte de passageiros. E aqui no SestSenat, eles podem ter treinamentos e entender melhor o Despoluir, através da Fetralse, podendo ter entendimento sobre como atuar por um espaço sustentável que proporciona saúde para todos”, explica.
DESPOLUIR EM SERGIPE
A Fetralse administra o Despoluir desde março deste ano. O Programa Ambiental, que atua no Brasil desde 2007, tem tido grandes avanços tanto em Sergipe, quanto Alagoas.  De acordo com a coordenadora do Projeto, Jeyne Hellen Almeida, tem sido cada dia mais importante falar sobre responsabilidade socioambiental dentro do transporte, visando a saúde de quem opera e usufrui dos serviços, principalmente.
“Nossa ideia é poder levar o Despoluir aos municípios, que possuem uma boa quantidade de transporte escolar atualmente. Não é porque o veículo é novo, que ele não polui. A aferição tem sido cada dia mais importante. Queremos ajudar o empresário a operacionalizar com responsabilidade, ajudar na saúde do trabalhador do transporte e consequentemente na saúde da população. Além disso, o Despoluir é 100% gratuito. Hoje temos mais de 4 mil aferições feitas e uma aprovação de 98%. E queremos seguir levando os selos de aprovado para o maior número de veículos possível. Espero que este Fórum estreite laços com os gestores municipais nos permitindo levar mais consciência ambiental para o Estado inteiro”, explica.

Deixe uma resposta