Representando as empresas de transporte público, o sindicato participou da solenidade para assinatura do contrato com as vencedoras da licitação do transporte coletivo
O Consórcio do Transporte Metropolitano (CTM) assinou, no último dia 16 de setembro, o contrato com as empresas que foram vencedoras da licitação do transporte coletivo de Aracaju e da região metropolitana. As empresas contempladas, Viação Atalaia Ltda e Transportes Sergipe Limitada, passarão a operar, no próximo ano, nos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.
Desde o início do processo licitatório, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), tem participado ativamente das contribuições e reafirmado o compromisso, de forma efetiva, para a melhoria do transporte público. Por meio da presidente Raissa Cruz, o sindicato também esteve presente na solenidade que marca uma nova etapa para o setor de transporte.
“A assinatura do contrato de licitação do transporte público é um grande passo para os avanços previstos para a mobilidade urbana. As melhorias que serão implementadas trazem modernização para o setor, dentro de uma previsão de condições econômicas para um melhor transporte. Agora, as empresas seguem para o processo de preparação para iniciarem a operação, e a população só conseguirá visualizar a importância desse passo mais à frente com os novos veículos, novos itens e outras melhorias na prestação do serviço, conforme o edital”, enfatiza Raissa.
Processo licitatório
A partir da assinatura do contrato, as empresas terão um prazo de 180 dias para a operacionalização. “Considero um dos momentos mais importantes da história das nossas cidades. Estamos produzindo algo extraordinário para hoje e para o futuro. Fizemos um esforço para que pudéssemos avançar cada vez mais na construção de um processo que trouxesse tranquilidade aos usuários e para as empresas que irão operar o sistema”, destacou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.
O representante da Viação Atalaia, Alberto Almeida, salientou que a nova etapa traz avanços significativos para o setor. “Esse passo é fruto de uma união de todos, buscando a melhoria do transporte público. O contrato de concessão não é só um contrato de prestação de serviço, é um contrato de compromisso, de obrigações. Essas obrigações se dão buscando a prestação de serviço em um nível maior, tanto para o gestor, para as empresas operadoras e para todos os entes envolvidos no setor de transporte”, frisou.
Para o representante da empresa Transportes Sergipe Ltda., Rafael Santana, a conclusão do processo de licitação do transporte coletivo é um marco para os quatro municípios que serão atendidos pelo sistema. “Esse é um marco importante para os quatro municípios, assim como para todo o estado. Esperamos atender a população de acordo com a expectativa que está sendo colocada sobre a nossa empresa e que possamos entregar um serviço seguro e de qualidade para as pessoas”, comentou.
Com a licitação, fica estabelecida uma frota de 473 ônibus para circular na região metropolitana, com idade máxima de cinco anos e meio. Além disso, os veículos devem possuir sinal Wi-Fi, ar-condicionado com inserção progressiva, entre outras melhorias.
Fotos: Ana Lícia Menezes