Fetralse participa do Encontro Técnico Nacional do Despoluir

Fetralse participa do Encontro Técnico Nacional do Despoluir

O evento, que foi online e durou dois dias, apresentou diversas propostas sustentáveis para o transporte
_
Devido a pandemia da Covid-19, o Programa Ambiental Despoluir não pôde ter seu encontro presencial no ano de 2020. Mas para dar suporte, compartilhar conhecimento e fazer a integração das entidades que administram o programa ao redor do Brasil, o Encontro Técnico Nacional do Despoluir aconteceu na última semana de outubro (dias 27 e 28) em Brasília.

De forma online, o Encontro foi transmitido da capital do Brasil e contou a participação da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Alagoas e Sergipe (Fetralse) e da equipe do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SestSenat) – na sede do mesmo em Aracaju/SE -, participaram do encontro para trocar e discutir ideias para implementar tanto em Alagoas, quanto em Sergipe; visando melhorar o serviço para seus clientes.

O Despoluir, é um dos programas extensão do SestSenat no Brasil e localmente, é administrado pela Fetralse. Atualmente, o Programa conta com mais de 4.400 aferições veiculares – dentro dos sete meses de atuação sob administração da Fetralse-, e um técnico em cada estado que opera.

A gerente da Fetralse, Elaine Lima, explica que mesmo sendo iniciantes no projeto com um ano gerenciando o Despoluir na Fetralse, ela vê com bons olhos a participação no Encontro Nacional.

“Começamos com o pé direito através de bons resultados! E este encontro, para nós, foi de grande importância, pois através da troca de experiência, palestras motivadoras, e exposição de temas do nosso cotidiano, a gente pôde sanar dúvidas e sugerir possíveis melhorias para que o Despoluir continue promovendo boas práticas socioambiental no setor de transporte do Brasil”, contou.

Além de oferecer a aferição gratuita para as empresas que fazem transporte de passageiro, anualmente, o Despoluir oferece o Diagnóstico Ambiental, trazido para Alagoas e Sergipe pela primeira vez em 2020, com planejamento de ser contínuo.

Para Jeyne Hellen Almeida, coordenadora local, o encontro foi motivador e todas as palestras deram o gás necessário para dar novos encaminhamentos ao Programa tanto em Sergipe, como em Alagoas.

“Esse foi o primeiro Encontro Técnico Nacional que participamos e ficamos radiantes pela estrutura do evento, mesmo sendo neste novo formato online foi de extrema importância e rico em conteúdo técnico e administrativo/financeiro, esclarecimentos essenciais para a prática e bom andamento das atividades. Foi de fato, um gás para continuarmos fazendo nosso papel”, celebrou.

Diretora da sede do SestSenat em Aracaju, Wanderléia Souza, explica que a integração é interessante para ambas as entidades neste momento, além do encontro ter sido muito enriquecedor para a plataforma. “O Despoluir faz parte do SestSenat e agora, com esse encontro, será mais um braço tanto para o Sest, assim como para a Fetralse. Essa foi mais uma oportunidade de conhecer mais o projeto, aprofundar e buscar mecanismos para levar mais satisfação para os empresários e usuários do Programa Ambiental Despoluir”, comentou.

Deixe uma resposta