79 3085-7584 secretaria@fetralse.com.br
Fetralse participa do lançamento do Prêmio Sinturb de Jornalismo

Fetralse participa do lançamento do Prêmio Sinturb de Jornalismo

O Prêmio Sinturb de Jornalismo foi lançado na manhã desta quinta-feira (19), em um café da manhã com a presença de jornalistas, representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT), do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) e da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Alagoas e Sergipe (Fetralse). Essa é a primeira premiação do Estado voltada para o tema mobilidade urbana.

“Transporte Coletivo: soluções e riscos de não priorizá-lo”, este é o tema chave para a produção de reportagens pelos profissionais da comunicação nesta edição. O objetivo da premiação é estimular a produção de reportagens sobre o transporte público de passageiros da capital e reconhecer o trabalho dos jornalistas como uma profissão fundamental para a sociedade.

Ao todo serão sete categorias: Vídeo Reportagem, Texto Reportagem, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Reportagem Cinematográfica, Estudante; e a Categoria Especial, com o tema “Transporte Clandestino: é ilegal, é inseguro”.

Para o presidente do Sinturb, Guilherme Borges, o prêmio serve para valorizar os profissionais do jornalismo alagoano e também disseminar ainda mais informações sobre o transporte público de passageiros. “Nós estamos com uma expectativa muito boa com a realização do prêmio, nos temos a consciência que ele servirá para informar ainda mais a população sobre como funciona o setor de transporte e também o quanto ele é essencial e indispensável”, destacou.

E o presidente da Fetralse, Alberto Almeida, reforçou: “o prêmio além de homenagear a imprensa irá fomentar o debate sobre a mobilidade urbana – isso é muito importante não só para os 70% da população que utiliza diariamente o transporte público, como para sociedade em geral que sofre a influência das condições de mobilidade na cidade”.

Isaias Barbosa, presidente do Sindjornal, comentou sobre a importância do prêmio pra valorizar a categoria. “É um assunto que os jornalistas já escrevem diariamente, com o prêmio, cresce mais o estímulo. Eles vão ter a oportunidade de serem reconhecidos pelos seus trabalhos e a população ficará anda mais informada sobre o setor de transporte”, disse o presidente.

Parceiros

Além do Sindijornal, o Prêmio tem como parceiros a SMTT, com a colaboração o envio de dados e pesquisas sobre o transporte público de Maceió para as reportagens, às empresas de ônibus de Maceió e a Fetralse, como apoiadores para estrutura do Prêmio Sinturb de Jornalismo. A inspiração para o prêmio veio também do Prêmio Setransp de Jornalismo em Aracaju, que em sua 8ª edição já homenageia a imprensa em Sergipe.

 

 

Inscrições

O cadastro dos participantes será feito pelo site da premiação www.premiojornalismo.sinturb.com.br, serão válidas matérias exibidas e publicadas no período de um de março e 2019 a 27 de março de 2020. Já o período de inscrição será de 15 de fevereiro a 30 de março de 2020.

Deixe uma resposta

Fechar Menu