Os novos operadores estarão distribuídos em diversos bairros, tanto de Aracaju, quanto da região metropolitana orientando sobre o uso dos cartões Mais Aracaju, além de vender recarga
_
O setor de Transporte Público coletivo, em Aracaju e região metropolitana, segue com a campanha “Prevenção e Pensamento Coletivo” com o objetivo de informar e dar mais segurança aos usuários do serviço diariamente.
Desde a semana passada, as medidas de enfretamento ao Coronavírus foram reforçadas com duplas de agentes distribuídas pelos Terminais de Integração, aferindo temperatura, borrifando álcool 70 e sempre orientando as pessoas sobre o embarque, desembarque e os cuidados para evitar a contaminação pelo vírus.
E para reforçar mais esse combate, a Aracajucard distribuiu, no auditório do Grupo Progresso 32 kits para os novos agentes comerciais no último sábado (1º), para fomentar a divulgação do Cartão Pré-pago Mais Aracaju e a venda da recarga. O uso do cartão é orientado pelos médicos infectologistas, pois o dinheiro é um objeto de alto contágio e o vírus pode ficar nas cédulas de 3 a 5 dias.
O diretor executivo da Aracajucard, José Carlos Amâncio, explica que ação não é temporária, mas sim, permanente. Ele expõe que os 32 operadores estão dando início ao planejamento de ter 60 pessoas distribuídas por Aracaju e região, para facilitar mais ainda a venda de passagem para os usuários do transporte coletivo.
“Queremos que a população tenha mais comodidade para adquirir as passagens. Queremos que o dinheiro deixe de circular nos ônibus e nosso objetivo é fazer isso em 100%. Como faremos isso? Dando facilidade para que as pessoas comprem a passagem sem sair de seus respectivos bairros. E mesmo que não consiga no local que a pessoa mora, em todos os terminais temos pontos de vendas”, expõe.
O diretor executivo explica que a Aracajucard já planejava essa ação e com a Pandemia, se viu no dinheiro um grande vetor de contaminação. Logo, o cartão se torna um meio de prevenção.
“As pessoas usam máscaras para sair de casa e se proteger. O mesmo acontece com o cartão. Então, é importante que as pessoas tenham essa consciência. Estaremos dando apoio, informando a população onde estão os pontos de venda no bairro cotidianamente”, diz.
Desde maio, a Aracajucard tem explicado como a troca da passagem em dinheiro pelo uso exclusivo do cartão eletrônico Mais Aracaju Pré-pago pode ser benéfica a saúde do usuário e dos colaboradores também, como é o caso de Raul Souza.
Raul era cobrador da Viação Modelo e agora está super feliz com a promoção de agente comercial e espera poder adquirir mais conhecimento e ajudar as pessoas.
“Já atuava como cobrador e vejo em projetos como esse, uma forma de aperfeiçoar minha vida profissional. Estaremos em contato com o passageiro e dando maiores informações e orientado. Vejo essa oportunidade como uma forma de crescimento profissional para mim também”, conta.
Elisângela Bispo é colaboradora da Viação Progresso. Agora como agente comercial, ela pontua que é o momento de fortalecer o cartão Mais Aracaju pré-pago como forma de prevenção.
“Essa experiência vai ajudar e muito a população a entender que circular com o dinheiro é prejudicial no momento. As empresas de ônibus estão adaptando os ônibus a operar só com o motorista justamente por causa do risco de contaminação. A população só tem a ganhar, sem ter que estar com o dinheiro e a gente por poder estar numa nova função e somar nessa causa”, diz.
Atualmente, somente 27% utilizam dinheiro para usufruir os serviços de transporte coletivo, enquanto 73% já usam os Cartões Mais Aracaju. No momento, o projeto é reduzir o número de pessoas de 27% para 5%. E nas próximas semanas, a Aracajucard colocara mais 28 pessoas em pontos distribuídas por Aracaju e região, tendo no total 60 pessoas disponíveis para vender recarga.
Com a atualização das fases, ligadas ao Plano de Retomada da Economia por parte do Governo do Estado de Sergipe, vários estabelecimentos comerciais estão sendo reabertos e o número de pessoas circulando nas ruas segue crescendo.
Com isso, a pedido do Governos estadual e municipal, a frota aumentou de 70 para 80% nas vias. O presidente do Sindicato da Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), Alberto Almeida, alerta que no momento, não há vacina e todo cuidado é necessário.
“Combateremos o coronavírus com informação. Seguiremos com todas as ações possíveis. Os 32 agentes circulando nos bairros e terminais vendendo a recarga do cartão eletrônico, só ajudam a população, que não precisará manusear o dinheiro. Da bolsa ou carteira, o cartão já pode ser lido no aparelho da bilhetagem eletrônica. É uma forma mais segura e rápida de contabilizar a passagem, além de combate à contaminação com o vírus pegando em dinheiro, que circula de mão em mão”, informa.