You are currently viewing Sest Senat Maceió realiza Curso de Nivelamento para candidatos do projeto ‘CNH Social’

Sest Senat Maceió realiza Curso de Nivelamento para candidatos do projeto ‘CNH Social’

O Sest Senat Maceió está realizando o Curso de Nivelamento que integra o projeto CNH Social, lançado pela Prefeitura de Maceió. Ao todo, serão 350 candidatos que terão acesso à carteira de habilitação e qualificações visando o ingresso no mercado de trabalho, sem custo algum para os participantes.

Durante cinco semanas, sempre iniciando às segundas, os alunos participam do curso promovido pela unidade, no qual aprenderão sobre os tipos e modais de transporte, e também sobre postura e ética profissional. “O intuito do projeto é também qualificar para o mercado de trabalho, então antes de encaminhar os candidatos para as autoescolas, faremos essa preparação profissional, para formar indivíduos de forma integral”, explica a coordenadora do projeto, Yanna Crysley.

Ela pontua que, até o momento, encontram-se nove autoescolas credenciadas, prontas para receber os candidatos. “Quando terminarem o curso de nivelamento, os candidatos receberão os certificados e irão fazer os exames clínicos e psicológicos. Após essa etapa, poderão escolher a autoescola, e lá irão fazer as aulas e terão a preparação para os exames teóricos e práticos. A partir da aprovação em todas essas fases, receberão a CNH”, completa Yanna.

A estudante Jaqueline Lins de Jesus é uma das que comemora a oportunidade de obter sua habilitação. “Para mim foi maravilhoso. Eu não sabia quando ia conseguir tirar minha CNH, porque o processo está um pouco caro. Assim que saiu, eu me inscrevi logo. Fui selecionada e não perdi a oportunidade”, conta.

Assim como Jaqueline, os demais participantes recebem também lanche durante as aulas e cartões eletrônicos do Vamu Mobilidade, para poder se deslocar para o curso sem custos adicionais, graças a uma parceria com as empresas de ônibus de Maceió. “A oportunidade de ter o cartão para vir ao curso e voltar para casa é ótima, porque seria um gasto a mais”, comenta a estudante.

Oportunidades para todos

A diretora do Sest Senat Maceió, Daniele Madeiro, também explica que a unidade fica feliz em poder proporcionar esse momento à população. “Esse curso é uma ação do Sest Senat que já foi executada em outros momentos, e agora se torna ainda maior porque vem com esse ‘corpo’ da Prefeitura, dando a oportunidade a tantas pessoas poderem se capacitar”, afirma.

Para ela, o impacto positivo na sociedade é muito grande, pois além da mobilidade, reflete também na economia da cidade. “No primeiro momento, o participante consegue tirar a CNH na categoria A ou B, e mais pra frente ele vai ter a possibilidade de incluir uma atividade remunerada na habilitação, então é mais uma possibilidade de geração de emprego e renda para o município”, explica Daniele.

A diretora da unidade conta que o curso de nivelamento também é uma forma de preparar os futuros motoristas sobre a educação no trânsito. “O Sest Senat entende seu papel de educar, orientar para o trânsito. Não poderíamos fazer isso sem esse pré-requisito (curso de nivelamento). Temos uma parceria com a SMTT há alguns anos, para levar informação à sociedade e fazer um trânsito mais seguro, e isso só é possível através da educação. É preciso esclarecer que elas, até mesmo enquanto pedestres, já fazem parte do trânsito, e que agora como condutores, a responsabilidade é também muito importante”, pontua.

Deixe um comentário