Na tarde da última quarta-feira, 1º, o Sest Senat Aracaju foi palco do lançamento projeto Mulheres no Transporte, que visa motivar mulheres a se capacitarem cada vez mais para crescerem profissionalmente e atuarem em mais partes do Setor de Transporte e a valorizar àquelas que já desempenham as mais diversas funções na área.
O projeto, que é parceria da Fetralse (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe) com o Sest Senat, contou com a presença de colaboradoras de variadas áreas do transporte público coletivo de Aracaju, ou seja, de todas as empresas prestadoras do serviço – Viação Atalaia, Grupo Modelo e Grupo Progresso.
A presidente do Setransp, Raissa Cruz, abriu o projeto, falando da sua experiência de vida, frisando como é estar a frente do Setor de Transporte Público, sendo uma mulher, e segunda presidente do Setor no país. Raissa, que é jornalista de formação e atua desde 2010 do Setor de Transporte Público, frisou a importância de se capacitar para compreender a área e a importância de acreditar em si mesma para aceitar desafios, como o dela, que é presidir a gestão da Setransp neste ano.
“Hoje posso dizer que estou presidente, porque desde o começo, quando fui chamada para ser assessora de imprensa do Grupo Progresso, eu fui buscando aprender sobre o Sistema de Transporte e afirmo que sei cada parte. Foi muito estudo e investimento da minha parte também. A gente precisa confiar em nós mesmas e saber olhar e ver a nossa luz e força. Hoje o setor quer ver vocês, mulheres, acreditando em vocês mesmas e agarrando as oportunidades que estarão sendo oferecidas ”, reforçou.
O Sest Senat trouxe a psicóloga da casa, Geovania Sousa, para falar sobre saúde mental e sobre a acreditar em si mesma para tomar decicões. Na oportunidade, a profissional da saúde mental fez uma dinâmica com um espelho e balões, levando as participantes da tarde a diversas reflexões.
“Muitas precisam entender a importância do autocuidado e porque é tão importante estar com a mente em equilíbrio. Cuidar da gente é essencial para seguir outros rumos, porque nos faz acreditar em nossos potenciais. Vocês precisam se ver e entender que são fortes e que podem muito. Sejam as prioridades das suas vidas, porque ninguém consegue cuidar do outro se não cuidar de si mesma”, pontuou.
A diretora do Sest Senat Aracaju, Polyana Isidro, reforçou que o Sest Senat tem cursos e consultas, justamente para lembrar que a unidade está de portas abertas para todos os profissionais do setor.
“O Sest Senat está de portas abertas para vocês. Eu sempre busquei estudar e me capacitar, porque sabia da exigência que teria no mercado do setor de Transporte e a unidade quer ajudar e colaborar com isso. Por isso, estamos à disposição para ajudar no que for necessário”, disse.
Luizineide Freire, ativa na Modelo desde 1997 e motorista há mais de 15 anos, vai se aposentar em poucos meses na função. Ela falou sobre a importância de ter força em si mesma para insistir na carreira, mesmo ouvindo que era melhor desistir.
“Eu comecei como cobradora e tinha um sonho: ser motorista. Ouvi que era impossível, que eu deveria desistir, mas a minha empresa abraçou a causa e eu insiti. Estou como motorista há anos e logo irei me aposentar como motorista do Transporte Público Coletivo”, elencou.
As colaboradores receberam um botton rosa com a logo, para que as pessoas saiam que elas atuam no Setor. E, brevemente, o Sest Senat Aracaju irá iniciar uma temporada de palestras e capacitações para abraçar às comunidades também. Acompanhe @sestsenatsergipe e @fetralse para saber mais do Projeto Mulheres no Transporte.