O Programa Ambiental Despoluir, administrado pela Fetralse (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Alagoas e Sergipe) sediou a segunda edição do Webinar para profissionais do setor de transporte na tarde da última segunda-feira, 27, de forma online.
No mês em que se comemora o dia mundial do meio ambiente (5 de junho), o Despoluir convidou mais uma vez a gerente executiva ambiental da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Érica Marcos, que trouxe para os convidados a palestra “Gestão de resíduos no Transporte Coletivo”.
Na oportunidade, o presidente da Fetralse, Alberto Almeida, agradeceu os presentes pela participação na palestra e relatou o orgulho do andamento do Programa Ambiental Despoluir, tanto em Alagoas, como em Sergipe e os relatos que tem ouvido dos empresários quando tem a oportunidade de falar sobre.
“Tenho ouvido que as pessoas recebem o Despoluir com grande encantamento. Para mim, é uma grande satisfação ter essa parceria com um Programa que tem uma importância enorme e que faz uma grande diferença dentro do nosso setor. Fico feliz com a palestra que só vai agregar mais ainda conhecimento para todos presentes”, explicou Alberto Almeida.
Dentre os participantes, Bruno Batista, diretor executivo da CNT, falou do trabalho da gerente Érica Marcos e que as participantes poderia esperar conteúdo de alto nível e que aproveitassem todo material técnico, pois a CNT já está com um material em andamento que chegará para todos neste segundo semestre.
“Gostaria de parabenizar o crescimento da Fetralse, todo seu empenho e o carinho conosco. Vocês estão sempre fortalecendo a potência da temática ambiental”, ressaltou.
Com apanhado de exemplos e dados para falar da importância da coleta do resíduo dentro do transporte público, Érica Marcos trouxe exemplos mundiais e nacionais para explicar o impacto ambiental e financeiro que a coleta de resíduos dentro do Transporte Público pode fazer.
Ela explicou como o Sudeste ainda é o maior produtor de resíduo no país, alertou sobre o descarte irregular de resíduos e seus impactos, além de explicar a importância de se pensar insumos para esse tema específico e como se pode aplicar melhorias dentro do setor de Transporte Público.
“Eu gostaria de agradecer a oportunidade de falar sobre a temática e espero que todos saiam mais reflexivos de como aplicar as ideias, repensar o material que sai do transporte público, os cuidados, e que haja uma movimentação coletiva para que haja a adoção de medidas de contenção pelo bem de todos”, finaliza.