Em julho deste ano, a nova diretoria Sinfretur/AL tomou posse para seguir na administração do triênio 2020/2023. Como parte dos novos caminhos a serem trilhados, em outubro, a Diretoria convocou seu time jurídico e formou uma comissão para a revisão do seu Estatuto, estando o atual em vigor desde o ano de 2002.
De acordo com o assessor jurídico, Aloisio Faria, desde 2002 o estatuto não teve qualquer alteração, tendo necessidade da construção de um novo Estatuto urgentemente.
“Tivemos muitas mudanças nos últimos anos, como a evolução da tecnologia tão patente em nossos dias. E entre as sugestões já apresentadas estão a adequação (porque não dizer, modernização) dos meios de notificação das futuras assembleias, instituição de novas regras de ingresso de sindicalizados e de sua permanência, readequação da quantidade de membros da diretoria, entre outras, tudo visando a excelência dos trabalhos e das relações interpessoais e externas”, explica.
Ainda sobre a “modernização” do Estatuto do SINFRETUR/AL, segundo Aloisio, vai acontecer de acordo com as exigências da LGPD (Lei 13.709-2018 – Lei Geral da Proteção de Dados, em vigor desde setembro passado). O assessor jurídico comenta que além da mudança do estatuto, outra novidade para o Sindicato: a realização das assembleias em forma telepresencial via aplicativos de mensagens e vídeo conferências.
“Essa tecnologia que, assim como vem acontecendo com o Poder Judiciário e outras esferas da administração pública – trazida pelo isolamento social provocado pela pandemia da COVID 19-, satisfatoriamente ajuda o SINFRETUR/AL, tanto que estamos usando essa modalidade de reunião desde o mês de maio passado.
Aloisio Farias comenta que olhando para o futuro, com a união necessária de todos os seus associados, o SINFRETUR/AL caminha rumo à sua modernização, visando a crescente eficácia de sua atuação no Estado de Alagoas, em prol do transportador de Fretamento e Turismo.