Projeto Despoluir: transporte sustentável e saúde para todos

Projeto Despoluir: transporte sustentável e saúde para todos

Iniciativa do Sest Senat e da CNT, chega aos estados de Sergipe e Alagoas, visando o engajamento em ações de responsabilidade socioambiental e mobilidade sustentável

Atualmente, no Setor do Transporte no Brasil, dois pontos são cotidianamente discutidos: a saúde de seus trabalhadores e a responsabilidade socioambiental de seus serviços. Para mudar essa realidade, desde 2007 o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) e a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) engajam os trabalhadores do transporte sobre a conservação do meio ambiente, de forma nacional, através do Projeto Ambiental Despoluir, que através da Avaliação Veicular Ambiental promove a redução de poluentes atmosféricos emitidos pelos veículos.

Segundo Jeyne Hellen Andrade, coordenadora do Projeto Despoluir nos estados de Sergipe e Alagoas, o projeto já passou por várias modificações, sempre abrindo o diálogo e buscando o aprimoramento de suas causas. A missão do Despoluir é a melhoria na qualidade de vida dos transportes, além de engajar seus trabalhadores a colaborarem com o desenvolvimento sustentável do transporte no país.

O Programa Ambiental Despoluir atua desde março deste ano em Sergipe e Alagoas através da administração da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse) e já tem dado avanços significativos. Nesse período, foram aferidos mais de 1,6 mil veículos, de 10 empresas transportadoras, tendo como resultado quase 98% de aprovação das avaliações veiculares realizadas, com superação da meta estipulada pela coordenação nacional nos três meses de atuação do programa.

Jeyne Andrade explica é constante o debate sobre a redução de poluentes atmosféricos emitidos pelos veículos e incentivo da utilização de combustíveis mais limpos com tecnologias que visam o aumento da eficiência energética. “Queremos conscientizar as empresas que fazem o transporte de passageiros nos estados de Alagoas e Sergipe sobre a importância da redução de emissão de partículas sólidas. Isso contribui para um ambiente mais limpo e saudável para a sociedade e para o colaborador do transporte que é a linha está na linha de frente”, aponta.

A coordenadora do Projeto Despoluir disse que a Fetralse espera atender o máximo de empresas possíveis, pois quanto mais pessoas engajadas na proteção ao meio ambiente, mais avanços o projeto terá. “Seja ela do sistema urbano integrado ou do setor de turismo/fretamento, toda e qualquer empresa que faça o transporte de passageiros pode ser atendida. No momento, atendemos oito empresas em Aracaju-SE e atendemos sete empresas em Maceió-AL. Um resultado interessante para pouco tempo”, conta.

PARA SABER MAIS

A coordenadoria regional do Despoluir segue buscando parceiros para melhorar ainda mais esse quadro localmente. Dúvidas e sugestões, só entrar em contato com a coordenadora Jeyne Hellen Almeida Santos Andrade, através do telefone: (79) 9 9661-8732 ou pelo e-mail despoluir@fetralse.com.br. Já em Maceió/AL, é só falar com o técnico Rodrigo Marques de Sousa através do email: tecnicodespoluir1@fetralse.com.br.

Deixe uma resposta