O setor de transporte de passageiros de Sergipe e Alagoas, por intermédio da presidente executiva do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), Raissa Cruz, pôde acompanhar de perto as discussões a acerca das ações para uma mobilidade urbana mais sustentável, junto com especialistas e líderes de Estado mundiais através da sua participação na Conferência das Partes das Nações Unidas, COP 28, em Dubai/ Emirados Árabes.
A COP é o encontro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, com o intuito de disseminar conhecimento e celebrar parcerias que levam à descarbonização, ao financiamento climático e ao desenvolvimento sustentável. No espaço de diálogo empresarial da Confederação Nacional da Indústria (BR) na COP 28, o setor de transporte brasileiro participou com a Confederação Nacional de Transportes e o Programa Despoluir defendendo a utilização de tecnologias e energias limpas voltadas à atividade transportadora, serviço indispensável à economia mundial.
Entre a participação em plenárias e debates com diversas autoridades, a presidente do Setransp visitou as feiras de inovações como a Climate Action Innovation, CNI e Mobility Zone, também conheceu um pouco da mobilidade urbana em Dubai e se reuniu com um dos representantes da Road and Transport Authority (RTA), a Agência Governamental de Transporte de Dubai, que além de apresentar as estratégias de planejamento de uma melhor mobilidade na cidade, se colocou à disposição para promover parcerias com nossa cidade na busca de alternativas para um transporte público com sustentabilidade.
“Nossa participação na COP, especialmente no dia voltado para o transporte, nos trouxe muito aprendizado sobre a mobilidade pensando no meio ambiente, conhecimento sobre inovações além de contatos para planejarmos parcerias nessa mesma linha. Quando fomentamos o uso do transporte coletivo já poluímos menos, uma vez que serão menos veículos particulares nas vias para transportar um volume maior de pessoas. A RTA, por exemplo, enfatizou que o objetivo de Dubai é cada vez mais influenciar seus habitantes a priorizarem o transporte coletivo no seu dia a dia e fazer o mesmo com seus turistas. E nossa grande satisfação na COP28 foi presenciar aqui o Programa Despoluir que já afere os veículos das nossas cidades sendo uma das referências na COP28 como caminho certo para sustentabilidade”, disse Raissa Cruz enaltecendo a oportunidade dessas conexões.
A gerente ambiental da CNT, Érica Marcos, também comentou sobre as apresentações feitas pelo setor de transporte na COP28. “Apresentamos a série CNT Energia do Transporte, tratamos especificamente do hidrogênio renovável ou hidrogênio verde, todos os seus ganhos e desafios que precisam ser superados, participamos do painel com empresários do setor de transporte tratando sobre transição energética, e apresentamos o maior Programa Ambiental da iniciativa privada, o Despoluir. Ao participar da COP28 observamos que estamos no caminho certo tanto no curto, como em médio e em longo prazo da transição energética do setor transportador”, frisou Érica Marcos.
Logo no Brasil, a presidente do Setransp irá compartilhar com os representantes do setor de transporte em Sergipe e Alagoas tudo que pode observar na COP28 e o setor de transporte público em Dubai.
A COP28 acontece de 30 de novembro a 12 de dezembro, e a participação do setor de transporte se deu de 30/11 a 06/12.