Na tarde desta quinta-feira (15), o Café de Fetralse se uniu ao Conselho Regional Nordeste III do Sest Senat, e sediou a terceira edição do encontro, reunindo o empresariado dos estados de Alagoas e Sergipe e trazendo o presidente da Fetrabase (Federação das Empresas de Transportes dos Estados da Bahia e Sergipe), Décio Sampaio Barros, para falar um pouco sobre os desafios do transporte em sua vasta experiência como liderança no setor.
O encontro iniciou com apresentação das ações da Fetralse (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Alagoas e Sergipe) feita pela superintendente, Raissa Cruz, que comentou humanização do Setor em prol dos colaboradores e dos usuários do serviço, enaltecendo a visibilidade que as ações têm dado diante das repercussões positivas nos últimos dois anos.
Após a apresentação,com o tema “A importância da unificação do Setor de Transporte”, Décio Sampaio abordou os desafios que têm sido vivenciados pelo setor, agravados pela pandemia, enaltecendo a importância do Transporte para o país.
“Sem o Transporte nada funciona. Todos dependem de nós para funcionar e a gente tem lutado, se unido por um transporte melhor, pois sabemos da importância dele no dia a dia dos brasileiros. A gente se reúne, briga pela visibilidade, conversa com todos os setores justamente para poder ter suporte. Passamos por momentos muitos difíceis na Pandemia, em que a gente foi impedido, mas fomos pelo diálogo e hoje temos gestores com posicionamentos diferentes e vendo a nossa importância para tudo”, explicou.
Décio, que também atua não só como presidente da Fetrabase, mas também na Abemtro (Associação das Empresas Transportes Rodoviários de Passageiros da Bahia) e Fórum Empresarial da Bahia e pontuou como é importante estar nesses espaços, pois conseguiu levar o Setor de Transporte além das vias.
O presidente da Fetralse, Alberto Almeida, felicitou a participação de todos, pontuando que o ano está acabando e que ainda há muito o que produzir, mas que estava feliz em ver como as pessoas estavam unidas por um transporte mais forte e fez questão de se colocar à disposição para um 2023 mais firme e produtivo.
Na oportunidade, o Conselho Regional Nordeste III, representado pela supervisora Danielle Queiróz, apresentou os dados anuais das unidades de Alagoas e Sergipe, e a coordenadora do Programa Ambiental Despoluir, Giselle Prado, que apresentou dados também.
Além da Fetralse e do Despoluir, tivemos a presença de todos do Conselho, todos presidentes de sindicatos, empresários do setor, diretores dos setores de bilhetagem eletrônica e das unidades do SestSenat.