Campanha da Fetralse acontece nas capitais Aracaju e Maceió e foi bem aceita pela população
_
As formas de combate ao coronavírus têm sido cada vez mais fortalecidas no país. Após meses de isolamento social, aos poucos as atividades vêm sendo reestabelecidas. E o sistema de transporte coletivo público, que foi um dos serviços que nunca parou, passou por modificações nos últimos meses. Desde o começo da Pandemia Covid-19, as empresas de ônibus têm se adequado e buscado meios de assegurar a saúde de seus colaboradores e usuários. Incentivo ao uso e distribuição de máscaras, álcool nas entradas dos terminais, orientação quanto aos distanciamento nas filas de embarque, marcação de distância no piso dos ônibus e terminais, incentivo a lavagem das mãos com lavatórios externos, entre outras coisas foram feitas para melhorar assistir aos passageiros. Contudo, o setor continua avançando quanto às medidas e está desenvolvendo mais uma ação preventiva.
A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse) iniciou na última terça-feira, 28, mais uma campanha de combate ao coronavírus em todos os Terminais de Integração de Aracaju e Maceió, para fortalecer os cuidados nesse momento de começo da retomada econômica. A ação, que é feita em parceria com o Projeto Ambiental Despoluir, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) e as empresas de ônibus de Aracaju e Maceió, conta com duplas de agentes, distribuídas nos períodos de maior circulação de pessoas, para medir a temperatura dos usuários de ônibus, aspergir álcool nas mãos e dar orientação sobre cuidados com a prevenção contra o Covid-19. A ação tem sido bem recebida pelos passageiros! A estudante universitária, Mirela Oliveira, estava indo ao trabalho do Terminal DIA, quando foi recepcionada pelos agentes para medir sua temperatura, e parabenizou a iniciativa.
“Vejo como extremamente positiva e necessária essa atitude. E fico feliz que a maioria das pessoas tem aceitado o atendimento. A gente vive com um inimigo invisível e um período crítico. Ver um setor se mobilizando pela gente foi importante”, contou ela. A doméstica Ana Lúcia dos Santos fez questão de medir a temperatura e receber álcool em gel. Com 36.2 de temperatura, ela garante que seguirá o seu destino mais tranquila. “Eu fico satisfeita em ver mobilização pela gente. Eu percebo que essa ótima iniciativa faz com que a gente não se sinta sozinho nesse momento. Por parte dos governos, muita gente se sente carente nesse sentido e espero que mais ações aconteçam daqui pra frente”, relatou.
O presidente da Fetralse, Alberto Almeida, afirma que o momento pede o fortalecimento da informação aos passageiros. “Essa é uma maneira de promover mais um cuidado para com o usuário nesse momento que começa a serem reabertas algumas atividades. Agora além da informação e do álcool em gel, a pessoa poderá medir sua temperatura antes de seguir viagem. Quando é identificada alguma temperatura acima do normal, a pessoa é orientada a buscar ajuda. E todas as ações que já vinham sendo desenvolvidas continuam”, disse.
Até o primeiro turno da sexta-feira, 31, durante as ações nos oito terminais de Aracaju e da região metropolitana, 27.884 pessoas tiveram sua temperatura medidas e, desta, apenas oito apresentaram anormalidade no resultado. Todas as pessoas que apresentaram temperaturas diferenciadas foram orientadas a seguirem os protocolos de saúde em relação a Covid-19. As ações nos terminais seguem normalmente em dois turnos até o meio de agosto.