O Brasil registrou 18.382 ocorrências de roubos de cargas em 2019, segundo levantamento da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística). Os prejuízos computados ao setor somam R$ 1,4 bilhão. A esse montante, soma-se os incalculáveis traumas causados a motoristas e perdas de vidas humanas durante as ações criminosas.
As empresas têm investido cada vez mais em tecnologias de rastreamento dos veículos e controle de rotas como forma de reduzir o problema, mas a atenção dos motoristas também é fundamental para coibir esse crime.
Por isso, o SEST SENAT realiza uma grande mobilização nacional entre os dias 9 e 13 de novembro para alertar motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas e caminhoneiros autônomos sobre a importância do planejamento das rotas para evitar roubo de cargas e também acidentes.
Os atendimentos serão realizados em mais de 350 locais, como pontos de parada credenciados pelo Ministério da Infraestrutura, postos de combustíveis e Postos da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Durante a ação, também serão oferecidos um circuito de saúde, com atendimentos nas especialidades de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia; orientações de autoproteção e prevenção da covid-19.