Você está visualizando atualmente Treinamentos no transporte coletivo destacam segurança dos passageiros

Treinamentos no transporte coletivo destacam segurança dos passageiros

Em capacitação, motoristas se colocam no lugar dos passageiros e de condutores de veículos pequenos para vivenciar o outro lado no trânsito.

Mais de 135 mil passageiros em média por dia utilizam o transporte público coletivo em Aracaju e na Região Metropolitana. Os ônibus desempenham um papel fundamental na mobilidade urbana e proporcionam uma forma acessível de deslocamento. A segurança dos passageiros no embarque e desembarque constitui um fator relevante e de grande preocupação para o setor, que possui medidas específicas para garantir a proteção dos passageiros, especialmente no que diz respeito à visibilidade e à identificação dos pontos cegos nos veículos de grande proporção.

Visando a capacitação contínua de motoristas, o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte), disponibiliza o curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Público Coletivo de Passageiros, destaque entre os 14 cursos obrigatórios para motoristas e com atualização anual. Com uma carga horária de 50 horas, ele é requisito para o ingresso e permanência na profissão e contabiliza uma média de 1.200 alunos por ano na unidade do Sest Senat Aracaju.

O curso apresenta temáticas voltadas para primeiros socorros, relacionamentos interpessoais, legislação de trânsito e técnicas específicas para lidar com passageiros especiais. No módulo de Direção Defensiva, por exemplo, são discutidas temáticas voltadas à segurança dos integrantes do trânsito, salientando “A importância de ver e ser visto”. Esse tópico está relacionado às técnicas que preparam o condutor para observar os embarques e desembarques e o induz a se colocar no lugar dos passageiros para promover melhor segurança.

“Neste módulo, dentre várias coisas, eu ensino como eles devem usar os espelhos retrovisores. Eu divido o retrovisor em dez partes, deixando uma parte para a lateral do veículo, onde as portas são abertas, e nove partes para visualizar a rua. Os retrovisores do lado direito possuem grau, o que amplia a visão do condutor no embarque e desembarque dos passageiros”, explica o instrutor de cursos do Sest Senat, Cícero Vieira.

Além dos retrovisores que ampliam o campo de visão, mitigando os pontos cegos e melhorando a segurança, o recurso de Anjo da Guarda não permite o deslocamento dos ônibus com as portas abertas. Esse recurso tecnológico promove mais segurança aos passageiros, estando presente na frota do transporte público de Aracaju e Região Metropolitana.

Boas práticas

André Evangelista está como motorista desde 2013 e também participa das capacitações

As empresas de ônibus oferecem treinamentos específicos aos colaboradores da linha de frente do setor, isso inclui orientações sobre como maximizar a visibilidade ao redor do veículo, bem como técnicas para melhor realizar manobras ou mudanças de faixa.

Os motoristas são colocados em uma motocicleta ao lado dos supostos pontos cegos do ônibus para, nessa inversão de condutores, sentir a vulnerabilidade daqueles que conduzem veículos pequenos.

“O objetivo é orientar a melhor maneira de proceder em relação à segurança dos passageiros e de outros condutores. Esse treinamento apresenta de forma prática a teoria aprendida, além de demonstrar a situação de ciclistas, motociclistas e passageiros que, por desconhecerem as normas de circulação, acabam se colocando em risco ao ocuparem essas áreas”, relata Cícero Vieira

Para a presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do município de Aracaju (Setransp), Raíssa Cruz, “ao investir na frequente importância da segurança no embarque e desembarque de passageiros, o setor cumpre sua responsabilidade como prestador de serviço e contribui com uma melhor mobilidade urbana. O cuidado com os passageiros é uma prioridade do setor, que está comprometido em garantir que os motoristas estejam preparados para exercer a profissão”.

Sobre o curso

 O curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Público coletivo de Passageiros possui quatro módulos que apresentam diversos temas para garantir a segurança e eficiência nos ônibus. Também são abordados módulos relacionados ao respeito com o meio ambiente e as diretrizes de como proceder em caso de importunação sexual. Os condutores recebem, ainda, orientações sobre como devem se comportar de acordo com as normas gerais de circulação e conduta no transporte, além da necessidade de se alicerçar no Código de Trânsito Brasileiro para conduzir o veículo.

Demais cursos obrigatórios

Além do Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Público Coletivo de Passageiros, o setor disponibiliza mais 13 cursos realizados com periodicidade anual pelas empresas de ônibus através do Sest Senat. Todas essas capacitações específicas para motoristas, que somam 144 horas de cursos, buscam promover qualidade e segurança no serviço prestado.

Os cursos abordam desde questões técnicas, como direção defensiva e gestão de combustível, até aspectos fundamentais, como ética, cidadania e prevenção a importunação sexual nos ônibus. Além disso, cursos específicos, como Motorista Amigo do Ciclista, demonstram compromisso com a segurança e a convivência amistosa no trânsito. E atualização constante em temas como legislação de trânsito e percepção de riscos também é essencial para garantir a eficiência dos profissionais do setor.

Os cursos são: Qualidade no atendimento com ênfase em acessibilidade e atendimento humanizado à pessoa com TEA, Prevenção ao assédio sexual no transporte público, Atualização de direção defensiva e condução econômica, Ética e cidadania no Transporte Coletivo de Passageiros, Motorista Amigo do Ciclista, Gestão de combustíveis, Atualização de legislação de trânsito, Responsabilidade civil e criminal de motoristas e operadores, Inteligência Emocional, Noções básicas de Telemetria Veicular, Comportamento Seguro e Eficiente do Motorista Profissional, Percepção de Riscos, Direção defensiva para circulação e conduta no trânsito e Especializado para Transporte Coletivo de Passageiros.

 

Deixe um comentário