Presidências do Setransp (SE) e Sinturb (AL) têm destaque no Colégio de Comunicação da entidade
Nos dias 8 e 9 de agosto, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) sediou o Seminário Nacional da NTU 2023, em Brasília, onde reuniu entidades e autoridades para discutir o Setor de Transporte e suas prioridades no atual momento.
Pesquisas, debates, marco legal, inovações, financiamento, cuidado ambiental e tudo que se refere a área de mobilidade urbana foi concentrado e discutido durante o Seminário Nacional da NTU, que chegou a sua 36ª edição, com os principais projetos do setor em destaque.
Foram pautados o presente e o futuro do sistema de transportes públicos brasileiro é o centro dos holofotes na 36ª edição do Seminário Nacional NTU 2023. “É consenso mundial que a mobilidade sustentável passa pelo transporte público coletivo, peça central em qualquer sistema organizado de deslocamentos urbanos e um fator essencial para o bom funcionamento na qualidade de vida da cidade”, afirmou o presidente do Conselho diretor da NTU, João Antônio Setti Braga, na abertura do evento.
A presidência executiva do Sindicato de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) se fez presente durante o evento, sendo destaque no Colégio de Comunicação da NTU. Raissa Cruz, além de falar sobre a realidade do setor e seu avanço tecnológico, pôde abordar o Prêmio Setransp de Jornalismo, que já possui 11 edições e tem reconhecimento nacional por sua rica abordagem.
“Estamos em processo de modernização de todo nosso sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo de Aracaju e os encontros da NTU, como sempre, são muito produtivos, servindo para a troca de experiências com personalidades públicas e privadas sobre uma melhor operação do serviço e para o despertar de novas iniciativas com gestores que são referência no Brasil. Também fomos convidados a participar de um dos painéis falando do Prêmio Setransp de Jornalismo e sua influência para o desenvolvimento de prêmios em outras cidades. Para nós, o Prêmio Setransp é muito importante para a valorização da imprensa, mas também para estimular o debate na sociedade acerca do transporte e seus desafios e soluções”, informou.
O Sinturb – AL (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Maceió) também esteve presente no evento e participou do Colégio de Comunicação. Seu presidente, Guilherme Borges reforçou a importância do setor alagoano estar próximo das entidades e poder contribuir com as pautas mais importantes do Setor de Transporte.
“Mais uma vez, estivemos lá representando as empresas de transporte de Alagoas e do Nordeste. E é sempre importante prestigiar e debater os assuntos voltados para o crescimento do setor de transporte no país. Entender de perto as dificuldades dos outros estados e também o principal, falar sobre as soluções para a melhoria. Esse ano o tema principal foi o Marco Legal do transporte, onde tratamos de assuntos como a necessidade de modernização, mudança de financiamento do setor e qualificação do serviço. A busca por melhoria é diária. E o evento nos trouxe a capacidade de discutir e trazer para nosso estados as ideias debatidas.”, salientou.
Durante o evento foi pautado como serviços de transportes públicos do Brasil ainda passam por um processo de recuperação dos impactos causados pela pandemia, um dos principais desafios enfrentados pelo setor. Além disso, os debates com os especialistas durante o Seminário, tiveram o objetivo de dialogar com os presentes para encontrar melhorias sobre as questões impostas no Setor de Transporte e colocar o Transporte Público brasileiro em um novo patamar, promovendo assim uma mobilidade cada vez mais humana.
“O raio-x do transporte público por ônibus urbano no Brasil aponta um cenário de superação do período mais crítico que tivemos no segmento, por conta da crise provocada pela pandemia. O número de passageiros transportados segue sem um crescimento considerável. Essa realidade demanda medidas estruturantes que possam dar respostas efetivas na superação da crise crônica do transporte público, que afeta as empresas operadoras, compromete o cumprimento de deveres dos entes e prejudica principalmente os milhões de passageiros que dependem diariamente deste serviço para viver”, disse o presidente da CNT, Vander Costa, salientando as consequências da pandemia (2020 – 2023) no Setor.
Além de contar com presenças de renome, como o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, o Setor foi bem representado pela gerente administrativa da Fetralse, Elaine Lima.